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Profissionais jovens esperam ter acesso a tecnologias inovadoras no trabalho, mas ainda consideram os escritórios pouco inteligentes

Os jovens que cresceram em contato direto com as novas tecnologias digitais chegaram ao mercado de trabalho e, de uma forma natural, levaram para as empresas as demandas de uma geração conectada, familiarizada com interfaces digitais e acostumada à alta velocidade de resposta propiciada pela tecnologia.

O impacto para as empresas não tem sido pequeno. Elas precisam inovar e se adaptar constantemente para corresponder às expectativas desses jovens e segurá-los.  Profissionais mais jovens esperam ter acesso a tecnologias seguras e atualizadas no ambiente de trabalho e estão até dispostos a trocar de emprego se essa expectativa não é atendida. É o que mostra uma pesquisa que analisa demandas da força mundial de trabalho, realizada em 2016 pelas empresas Dell e Intel.

O Estudo Sobre a Força de Trabalho aponta que 62% dos brasileiros da Geração Y demonstram preocupação com o tipo de tecnologia que têm à disposição no trabalho, contra 44% dos profissionais com idade acima de 35 anos.

Ainda entre os jovens, 94% dizem que podem ser influenciados pela tecnologia ao decidir mudar de emprego e mais de 70% dos nascidos nas décadas de 1980 e 1990 acreditam que recursos de tecnologia avançada são vitais para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho colaborativo e eficiente.

Para lidar com esses desafios e, ao mesmo tempo, manter os funcionários produtivos, as empresas precisam implementar as ferramentas tecnológicas certas para tornar o ambiente de trabalho inovador, colaborativo e seguro. “Com tecnologia, as empresas que querem ter mais engajamento com os jovens conseguem se relacionar melhor com eles e ainda absorver suas ideias”, afirma Breno Barros, diretor de inovação e digital da prestadora de serviços e consultoria Stefanini.

A tecnologia usada no ambiente de trabalho é ponto importante para profissionais de diversas áreas. De cada 10 brasileiros, 9 dizem que ter à disposição ferramentas digitais modernas influencia sua decisão de ocupar ou recusar um novo cargo. Os integrantes da Geração Y esperam trabalhar em escritórios inteligentes em um futuro próximo.

Entre os jovens de 18 a 34 anos, 86% acreditam que em cinco anos estarão atuando em um escritório que utiliza internet das coisas e realidade virtual, por exemplo.

“Gostando ou não, a Geração Y foi a primeira das futuras gerações a motivar uma mudança em massa no ambiente de trabalho”, afirma Bob Egan, analista chefe da consultoria Sepharim Research Group. “Agora as companhias devem se preparar para a chegada dos primeiros nativos digitais reais, conhecidos como Geração Z, que estão começando a entrar no mercado de trabalho”.

Os chamados “Zers” nasceram entre meados dos anos 1990 e o início desta década. Atrair essa força jovem está no radar de toda empresa inovadora, independentemente de seu tamanho. “Nas empresas de médio e pequeno portes, os jovens são ainda mais sensíveis ao uso de novas tecnologias”, afirma Aparecida Silva, consultora da Estação 4, uma empresa especializada em recursos humanos.

Para atrair essas novas gerações, segundo Aparecida, é importante que a empresa mostre que tem soluções digitais de ponta a oferecer. Ou que estão se preparando para ter. Os jovens brasileiros querem os benefícios das tecnologias digitais, mas 47% dizem que seus escritórios ainda não são inteligentes o suficiente.

Na pesquisa realizada por Dell e Intel, 41% afirmaram que o escritório não é tão tecnológico quanto gostariam e apenas 10% consideram o ambiente muito inteligente.

Quando pensam em uma forma de melhorar as condições de trabalho, 76% citam novas tecnologias e a maioria acredita que terá benefícios com esse tipo de inovação, como o desenvolvimento de uma forma avançada de comunicação remota que poderá reduzir a necessidade de uma relação presencial o tempo todo, abrindo caminho para o trabalho remoto de forma mais produtiva do que atualmente.

computerworld.com.br

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