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Muitos profissionais são apaixonados pela idéia de empreender em uma nova startup ou mesmo dentro do espaço corporativo desempenhando seus cargos. Por diversas ocasiões estes profissionais não percebem que muitas vezes podem matar a sua credibilidade – e oportunidades futuras -, comunicando suas ideias e intenções apenas com paixão, respondendo com um comentário cínico ou desistindo cedo demais.

A arte de conseguir que os outros vejam as coisas como você vê – geralmente chamado de persuasão – é uma chave para os empresários ou profissionais de sucesso, e esta arte precisa ser aperfeiçoada desde o primeiro dia que você formular sua nova idéia. Você tem que convencer os parceiros certos para se juntar e criar a solução, os investidores certos para financiá-la e os clientes certos para comprá-lo. Bom marketing é apenas um subconjunto desses esforços e habilidades.
A psicologia envolvida na persuasão tem sido estudado e pregado por gerações e continua evoluindo à medida que as nossas cultura sofre mudanças, conforme documentado no site Psychology Today, e muitos outros. O aspirante a empreendedor ou a se desenvolver em uma empresa necessita estudar todos estes aspectos, mas também precisa aprender com as práticas pragmáticas e táticas de colegas bem sucedidos e consultores de negócios.

1. A repetição é a chave para conseguir a atenção das pessoas.
Muitos empresários se enganam supondo que a sua paixão irá fazer com que a sua mensagem será imediatamente valorizada acima do valor da enxurrada de idéias que estão diversas no geral. Na verdade, a maioria das pessoas hoje em dia desenvolvem filtros de canais e idéias, ignorando assim as entradas não pré-definidas, estando mais sucetíveis a aderir ideias que mais vezes são repetidas, tanto na forma escrita e verbal.

2. Envolver a mensagem num contexto importante para o receptor.
Sintonize a sua mensagem para a situação de cada receptor ou contexto. Evite declarações abstratos ou técnicos que pode soar como um esforço para impressionar ou enganar o seu público com a sua inteligência. Use propostas de valor específicas, em vez de termos difusos como mais fácil de usar, melhor e mais rápido.

3. Use cenários contrastantes história para ilustrar o impacto.
As histórias são muitas vezes mais convincente do que simples declarações de fato. Se você pode integrar o receptor diretamente na história, o impacto potencial é ainda maior. O poder do contraste, ou comparação lado-a-lado dos resultados, é um motor eficaz de pessoas de crenças antigos para os novos.

4. Personalize sua mensagem para coincidir com receptor.
Se aproximando investidores, parceiros ou clientes, você precisa ouvir primeiro para encontrar uma interseção de interesse pessoal com a sua ideia. Se a pessoa é criativa e intuitiva, não interaja com uma mensagem lógica e analítica. Estabelecer uma relação ou fazer alguma lição de casa primeiro, se puder.

5. Utilize amigos e assessores como fontes de validação.
Todo mundo é menos propenso a ouvir e acreditar em pessoas recém conhecidas por alguém do que por antigos conhecidos, especialmente se essa ligação já tiver diversas vivências. Mesmo que demore mais tempo para organizar tal reunião, o seu ganho de credibilidade e impacto pode valer bem a pena.

6. Materializar sua idéia em um protótipo ou demonstração.
As pessoas sempre colocam mais credibilidade em algo que eles podem tocar e sentir, contra meras palavras ou braços acenando. O que você está visualizando no olho da sua mente não é tão óbvio para os outros, especialmente os investidores que provavelmente não terão a sua profundidade de experiência no domínio do produto que você representa.

7. Apresentar provas de interesse e entusiasmo dos outros.
A mídia social é uma ferramenta poderosa para testar a sua ideia com um custo mínimo e risco com um enorme potencial para a difusão e ampliando a sua mensagem para as pessoas certas. A evidência de 1.000 pessoas que responderam positivamente à sua mensagem é muito mais eficaz do que você sozinho no pitching.

No final, a evidência mais convincente de uma ótima idéia para investidores e parceiros de empresas é a tração execução de negócios. Eles querem acreditar, financiar e trabalhar com pessoas que estão dispostos e capazes de mover uma idéia em fase de execução. Idealmente, isso significa que uma solução foi construída, com um modelo de negócio comprovado, e os clientes reais que têm pago o preço total com alta satisfação.
Na verdade, todos os empresários tem que começar no início de paixão por uma idéia. Em seguida, vem a parte mais difícil de convencer os outros de que a ideia tem o mesmo mérito que você vê, persuadir os outros para se juntar e apoiar o seu esforço e persuadir os clientes a comprar. Segundo alguns especialistas, a persuasão é a habilidade mais importante que você precisa para ter sucesso nos negócios.


 

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