0 Flares LinkedIn 0 Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

As primeiras horas do dia são nobres. Se você souber empregá-las de forma inteligente, os ganhos em bem-estar e produtividade podem ser surpreendentes.

Em artigo para o Medium, o consultor de carreira norte-americano Benjamin Hardy reuniu alguns hábitos matinais típicos dos profissionais de sucesso.

De exercícios físicos a banhos frios, as dicas do especialista pressupõem um fator essencial: uma noite de sono de 7 horas, pelo menos. Nenhuma atitude positiva pela manhã funcionará se você não tiver dormido o suficiente, alerta o consultor.

 

Faça um exercício de introspecção

Antes de começar um novo dia de trabalho, bombardeado por informações e tarefas, guarde um momento de silêncio para você mesmo, diz o consultor de carreira norte-americano Benjamin Hardy.

Você pode rezar, meditar ou fazer qualquer outro exercício de introspecção que esteja de acordo com as suas preferências.

O importante é esvaziar-se momentaneamente das preocupações e visualizar tudo que há de positivo à sua volta. Segundo Hardy, o sentimento de gratidão é um dos segredos para levar uma vida pacífica e bem-sucedida.

Tome um banho frio

O efeito dos banhos frios para a saúde ainda não foi totalmente desvendado pela ciência – mas a ideia tem seus adeptos. O famoso coach norte-americano Tony Robbins, por exemplo, tem o costume de entrar numa piscina gelada todas as manhãs.

Você não precisa fazer o mesmo, mas pode perceber alguns benefícios surpreendentes se reduzir um pouco a temperatura da ducha, segundo Hardy. “Pessoalmente, eu me sinto mais disposto, criativo e inspirado, e minhas ideias começam a fluir”, escreve o consultor.

Consuma pelo menos 30 gramas de proteína

Em entrevista à revista Men’s Health, Donald Layman, docente da Universidade de Illinois, recomenda o consumo de pelo menos 30 gramas de proteína por refeição, inclusive no café da manhã.

Segundo o professor, o consumo equilibrado do nutriente ajuda a prevenir obesidade, diabetes e até doenças cardíacas. Além disso, seu consumo adequado reduz os picos de fome – que podem causar mal-estar e mesmo atrapalhar a sua concentração no trabalho.

Faça exercícios físicos

Andar, correr ou apostar em qualquer outra atividade física é um ingrediente básico na rotina de pessoas saudáveis e produtivas. “Qualquer que seja a sua preferência, apenas mexa o seu corpo”, diz Hardy.

Para ele, o começo do dia é um dos melhores momentos para se dedicar a isso. “Fazer exercícios nas primeiras horas da manhã gera um fluxo intenso de inspiração e clareza”, escreve o consultor.

Leia

De acordo com Hardy, a leitura é um dos segredos para abrir a sua mente e se destacar de outros profissionais. Afinal, educação e cultura não fazem mal a ninguém.

“Dedicar de 15 a 30 minutos, toda manhã, à leitura de conteúdos inspiradores ou instrutivos é algo que muda qualquer um”, escreve o consultor.

O contato com os livros traz benefícios de longo prazo: além de adquirir bagagem cultural, você ganhará novas perspectivas sobre o mundo e fará mais conexões entre diversas áreas de conhecimento.

Repasse mentalmente seus objetivos a longo prazo

Antes de ir para o trabalho e se preocupar com tarefas e perspectivas de curto prazo, vale a pena dedicar alguns minutos para olhar mais ao longe.

Repasse mentalmente os seus principais objetivos de carreira e, se quiser, transforme suas ideias em anotações.

A vantagem de escrever as suas metas numa folha de papel, diz Hardy, está na facilidade de consultá-las e revisá-las toda manhã.

Faça algo para atingir um objetivo de longo prazo

Ter clareza mental quanto aos seus objetivos de carreira é importante, mas não basta. Para não deixar as suas intenções desaparecerem de vista, faça um pequeno movimento na direção de concretizá-las todos os dias.

A ação pode ser tão singela quanto mandar um e-mail para um contato estratégico ou se inscrever num curso interessante. O importante é tomar alguma atitude – e, de preferência, pela manhã.

Se não agir logo cedo, alerta Hardy, você acabará encontrando outras “prioridades”. “No fim do dia, você estará exausto e haverá um milhão de razões para começar amanhã, o que significa nunca”, diz ele.

fonte: Exame


 

Como Podemos Apoiar Seu Desenvolvimento Profissional?

Os campos marcados com * são obrigatórios