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Quais testes, de personalidade, podem ser utilizados em Recrutamento e Seleção?


Apesar de não ser propriamente um teste psicológico, é uma ferramenta fundamentada na metodologia DISC, a mais utilizada em todo o mundo para identificação comportamental.

IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;.

IHS – Inventário de Habilidades Sociais, de 17 a 25 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2º grau;

EFS – Escala Fatorial de Socialização, de 14 a 64 anos, aplicação individual ou coletiva;

EFEx – Escala Fatorial de Extroversão de 14 a 55 anos, aplicação individual ou coletiva;

EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;

PCL-R – Escala Hare, específico para diagnóstico de psicopatia na população forense masculina adulta;

Pirâmides Coloridas de Pfister, (projetivo), a partir de 7 anos até indivíduos idosos, aplicação individual;

Psicodiagnóstico de Rorschach (projetivo), crianças e adultos, aplicação individual;

TAT- Teste de Apercepção Temática (projetivo), a partir de 14 anos, aplicação individual;

Teste do Desenho de Família (projetivo), a partir dos 5 anos de idade, aplicação individual; (Obs. Uso permitido somente para pesquisa);

Z-Teste – Técnica de Zulliger – Forma coletiva, de 16 a 66 anos, aplicação coletiva, a partir do 1º grau.

Quais testes são utilizados para avaliação cognitiva?

Desenvolvimento do Comportamento da Criança no primeiro ano de vida (Kit completo), 1 a 12 meses incompletos de idade, aplicação individual;

CMMS – Escala de Maturidade Mental Colúmbia, para crianças com idade entre 3 anos e meio a 9 anos e 11 meses, aplicação individual;

D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos, aplicação individual ou coletiva;
Figuras Complexas de Rey, de 4 a 7 anos, aplicação individual (Obs. Uso permitido somente para pesquisa);

SDT – Teste de Desenho de Silver, a partir dos 5 anos, aplicação individual ou coletiva;

Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, de 6 anos e meio a 18 anos, aplicação individual;

TIG-NV – Teste de Inteligência Geral – Não Verbal, de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;

WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual;

WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual.

Quais testes avaliam inteligência?

TIG-NV – Teste de Inteligência Geral – Não Verbal, de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;

WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual;

WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual.

BPR – 5 – Bateria de Provas de Raciocínio- Forma A e Forma B, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino fundamental (Forma A) e ensino médio (Forma B), aplicação individual ou coletiva;

CMMS – Escala de Maturidade Mental Colúmbia, para crianças com idade entre 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses, aplicação individual;

Quais testes podem ser utilizados em Recrutamento e Seleção?

BPR – 5 – Bateria de Provas de Raciocínio- Forma A e Forma B, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino fundamental (Forma A) e ensino médio (Forma B), aplicação individual ou coletiva;

EFS – Escala Fatorial de Socialização, de 14 a 64 anos, aplicação individual ou coletiva;

EFEx – Escala Fatorial de Extroversãode 14 a 55 anos, aplicação individual ou coletiva;

EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;

IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;

IHS – Inventário de Habilidades Sociais, de 17 a 25 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade de 2º grau;

ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a partir dos 15 anos, aplicação individual ou coletiva, sem nível de escolaridade;

Pirâmides Coloridas de Pfister (projetivo), a partir de 7 anos até indivíduos idosos, aplicação individual;

Z-Teste – Técnica de Zulliger – Forma coletiva, de 16 a 66 anos, aplicação coletiva, a partir do 1º grau.

ADT – Inventário de Administração do Tempo (é um auxiliar e não é valido se aplicado sozinho, somente junto a outros instrumentos), aplicação individual ou coletiva, sem limite de idade e escolaridade;

D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos, aplicação individual ou coletiva

Quais testes têm correção informatizada?

IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;

IHS – Inventário de Habilidades Sociais, de 17 a 25 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2º grau;

EFS – Escala Fatorial de Socialização, de 14 a 64 anos, aplicação individual ou coletiva;

EFEx – Escala Fatorial de Extroversão de 14 a 55 anos, aplicação individual ou coletiva;

SMHSC – Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças, 7 e 12 anos, aplicação individual ou coletiva.

TIG-NV – Teste de Inteligência Geral – Não Verbal, de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;

Quais instrumentos podem ser utilizados em orientação vocacional?

BPR – 5 – Bateria de Provas de Raciocínio- Forma A e Forma B, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino fundamental (Forma A) e ensino médio (Forma B), aplicação individual ou coletiva;

IFP – Inventário Fatorial de Personalidade, de 18 a 60 anos, aplicação individual ou coletiva, escolaridade 2° grau;
Jogo das Profissões: uma forma divertida de conhecer as profissões e o perfil correspondente, sem limite de idade, mas a escolaridade mínima é ensino médio, aplicação individual ou em grupo de 6 a 20 participantes.

PIP – Programa de Informação Profissional. Trata-se de um programa que contribui com ferramentas metodológicas para que pedagogos, psicopedagogos e psicólogos desenvolvam o trabalho de orientação vocacional no decorrer do processo educativo, de maneira contínua e paralela ao desenvolvimento global dos indivíduos, respeitando as respectivas faixas etárias, orientando-os a atingirem um autoconhecimento das profissões existentes e do mercado de trabalho.

Quais testes avaliam dislexia?

Não há um único instrumento específico para dislexia, pois seu diagnóstico é de difícil formulação e exige uma avaliação multidisciplinar (com fonoaudiólogos, psicopedagogos, neurologistas, oftalmologistas, neuropsicólogos, entre outros). Existem alguns instrumentos que apresentam recursos para identificar alguns sintomas que ocorrem no quadro de dislexia (ver www.dislexia.org.br/abd/dislexia.html), são eles:

TDE – Teste de Desempenho Escolar, de 1ª a 6ª séries do ensino fundamental, aplicação individual;

CONFIAS – Consciência Fonológica, Instrumento de Avaliação Seqüencial, a partir de 4 anos de idade, aplicação individual.

Quais testes avaliam memória?

Figuras Complexas de Rey, de 4 a 7 anos, aplicação individual (Obs. Uso permitido somente para pesquisa); em neuropsicologia avalia primeiro visuoconstrução.

Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, de 6 anos e meio a 18 anos (padronização brasileira), aplicação individual; principalmente flexibilidade mental (associada a nível de inteligência).

WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual; subtestes específicos avaliam “modalidades” de memória.

WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual, subtestes específicos avaliam “modalidades” de memória.(WISC- III, WAIS-III e Wisconsin, não avaliam somente memória)

Qual instrumento é indicado para avaliar psicomotricidade?

Ramain Thiers – Programa de Avaliação, a partir de 6 anos, adolescentes e adultos, aplicação individual ou coletiva;

Qual instrumento é indicado para avaliar o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade?

TDAH – Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, 6 a 17 anos de idade, aplicação individual.
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos, crianças a partir da 2ª série do ensino fundamental, e em adultos; aplicação individual.
TDE – Teste de Desempenho Escolar, de 1ª a 6ª séries do ensino fundamental, aplicação individual;

CONFIAS – Consciência Fonológica, Instrumento de Avaliação Seqüencial, a partir de 4 anos de idade, aplicação individual.

WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual;

D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos, aplicação individual;

Qual instrumento é indicado para avaliar ansiedade e depressão?

Escalas Beck, 17 a 80 anos, aplicação individual ou coletiva;

EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;

Qual instrumento é indicado para avaliar estresse?

ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a partir dos 15 anos, aplicação individual ou coletiva;

ESI – Escala de Stress Infantil, de 6 a 14 anos, aplicação individual ou coletiva;

ESA – Escala de Stress para Adolescentes, de 14 a 18 anos, aplicação individual ou coletiva;

Quais são os testes utilizados para avaliação neuropsicológica?

D2 – Atenção Concentrada, de 9 a 52 anos;
Figuras Complexas de Rey, de 4 a 7 anos, aplicação individual (Obs. Uso permitido somente para pesquisa);

Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, de 6 anos e meio a 18 anos, aplicação individual;

WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler para Adultos, de 16 a 89 anos, aplicação individual;

WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, de 6 a 16 anos, aplicação individual;

Escala Maturidade Mental Colúmbia (CMMS) – de 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses, aplicação individual

Teste de Inteligência Geral não Verbal – TIG- NV – de 10 a 79 anos, aplicação individual ou coletiva;

Quais instrumentos podem ser utilizados em um levantamento sobre as condições de saúde de funcionários de uma organização/empresa?

EFN – Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo, de 16 a 50 anos, aplicação individual ou coletiva;

Escalas Beck, 17 a 80 anos, aplicação individual ou coletiva;

IECPA – Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais Acerca do Álcool, 16 a 74 anos, aplicação individual ou coletiva;

ISSL – Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a partir dos 15 anos, aplicação individual ou coletiva;

QSG – Questionário de Saúde Geral de Goldberg, 20 a 70 anos, aplicação individual ou coletiva;

Como podem ser avaliadas as relações familiares?

EFE – Entrevista Familiar Estruturada – Um método clínico de avaliação das relações familiares, sem restrição de idade, aplicação em todos os membros da família.

Como avaliar a compreensão leitora de alunos ou de pacientes?
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos, crianças a partir da 2ª série do ensino fundamental, e em adultos; aplicação individual.

Atenção: esta lista contém testes psicológicos e não psicológicos. Os testes psicológicos certificados pelo Conselho Federal de Psicologia só podem ser aplicados por profissionais de psicologia com registro no conselho.